
Você que me acompanha e me vê trabalhando em um ritmo frenético, não sabe o que eu passei. Por isso, vou contar um pouco da minha trajetória no Instagram. Iniciei minha jornada no Instagram como personal organizer. Tinha acabado de me profissionalizar na escola “A Casa Com Vida” e o meu único desejo era trabalhar organizando casas e não ficar na rede social.

Porém, percebi que seria necessário usar o Instagram para divulgar o meu trabalho, mas eu não sabia fazer nada com essa ferramenta digital. Diante disso, contratei um profissional na área do marketing digital para cuidar do meu perfil e esse foi o primeiro de muitos erros, mas também um grande aprendizado.

O profissional que eu contratei, criou uma identidade visual nas cores rosa e preta que não transmitia a minha essência. Eu não gosto do tom cor de rosa e ver esta cor no meu perfil, no meu cartão de visita, no meu avental de trabalho me incomodava, porém eu deixei porque o profissional dizia que era a cor usada por personal organizer. Qual foi a consequência? Eu não conseguia vender o meu serviço, pois não me enxergava naquele perfil.

Além disso, ele automatizou o perfil. Os seguidores mandavam mensagem no direct e recebiam uma resposta automática. Eu, no anseio de estar organizando a casa das pessoas, não percebia isso e muito menos olhava o perfil para interagir com os seguidores. Consequência? Sem interação, não há crescimento no Instagram.

Por falta de conhecimento, eu aceitei uma proposta para comprar seguidores. Isso foi mais um grande erro porque os seguidores que chegaram não eram qualificados e não engajaram. Consequência? Sem engajamento, não há crescimento. Decidi colocar uma pedra em cima dos erros e me agarrar aos aprendizados obtidos. Dispensei o profissional e joguei para o universo aquele primeiro perfil, pois não era o meu corpo e muito menos a minha alma naquele Instagram.

Tomei posse de um novo perfil com a minha identidade visual, usando a paleta de cores que me agrada (preto, vermelho e dourado), comigo na linha de frente criando conteúdos e interagindo com os seguidores. Tudo isso passou a fazer muito mais sentido para mim, além do perfil crescer.

Fez tanto sentido que busquei aprender mais sobre Instagram, marketing digital e vendas. Com isso, fui me apaixonando pelo processo cada dia mais. Aproveito para fazer uma ressalva: eu acredito que se apaixonar pelo processo, por mais tenebroso que seja, é fundamental. Nesse processo, eu recebi muitas críticas e julgamentos, como: “você não tem mais idade para isso”; “você não precisa disso”; “Instagram é para jovem”. Mas nunca dei ouvidos, segui firme e forte com o desejo do meu coração.

Assim como vinham as críticas, chegavam também mensagens de colegas personal organizer elogiando o perfil e perguntando como eu fazia. Percebi, então, que outras profissionais da organização tentando empreender no Instagram, também enfrentavam as mesmas dificuldades que eu enfrentei e resolvi compartilhar o conhecimento sobre marketing digital que adquiri.

Comecei a dar mentoria de Instagram para personal organizer e depois de dois anos, ampliei o atendimento para empreendedoras de diferentes nichos. Passei de organizadora de lares para organizadora de perfis do Instagram. Tornei-me mentora de marketing digital para empreendedoras.